Kebos Multigas - A importância da segurança no trabalho para o espaço confinado
Carregando

A importância da segurança no trabalho para o espaço confinado

Publicado em: 13/07/2021 Autor/fonte: nProjetos
A importância da segurança no trabalho para o espaço confinado
Segurança no trabalho

A importância da segurança no trabalho para o espaço confinado

A segurança no trabalho, é um assunto muito importante por si próprio, devendo estar presente em todas as empresas, independente do segmento ou do porte.

Isso significa que o serviço em espaço confinado não fica de fora, uma vez que essa atividade apresenta uma série de perigos e riscos o tempo todo.

Estar por dentro desse assunto é importante para todos, desde o colaborador que realiza o trabalho até o CEO no cargo mais alto da hierarquia empresarial.

Deste modo, é possível tomar todas as medidas necessárias visando minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, protegendo a integridade do profissional no ambiente da empresa. 

Quer saber mais sobre a segurança no trabalho para espaço confinado e como exercê-la? Continue a leitura logo abaixo!

 

O que é espaço confinado?

O trabalho em espaço confinado são todas as atividades em ambientes não adequados totalmente para a realização do serviço, onde o colaborador deve lidar com limitações de movimento e condições atmosféricas que apresentam riscos à sua saúde e/ou ao local, como incêndios e explosões. 

Saber do que se trata o local de serviço é muito importante para saber quais medidas de segurança devem ser tomadas. Nesse caso, como exemplo de locais que exercem essa atividade podemos citar:

  1. Grandes caixas de depósito

  2. Tanques de armazenamento de fluidos

  3. Túneis

  4. Poços e Cisternas

  5. Serviços de gás, eletricidade, água e esgoto

E entre outros.

Como trabalhar com segurança em espaços confinados?

 

As dicas de como trabalhar com segurança em espaços confinados envolvem medidas comuns a todo trabalho, entretanto, possui um incremento no uso dos equipamentos.

Nesse tipo de atividade, o número de instrumentos necessários é superior, indo desde os EPIs básicos (Equipamento de Proteção Individual) até detectores de gás e exaustores de ar.

Sem mais delongas, confira abaixo os principais tópicos para a segurança em espaços confinados: 

 

1. Esteja ciente do ambiente

Conhecer o ambiente em que a atividade será exercida é essencial para se preparar corretamente, isso vai desde o uso apropriado dos equipamentos até protocolos de emergência.

 

2. Reduza o estresse no local de trabalho

Quando o colaborador deve lidar com longas horas de serviço, pressão sobre resultados, conflitos com colegas e até com o chefe, ele não está em plenitude física e mental para realizar o seu trabalho, aumentando as chances de algum incidente.

 

3. Não pegue atalhos

A utilização de ferramentas e máquinas devem ser seguidos os procedimentos da empresa. O profissional não deve negligenciar isso tomando atalhos, o que o expõe a riscos desnecessários.

 

4. Conheça as saídas de emergências

Em uma situação de emergência, é preciso que o acesso às saídas seja de forma rápida e segura, por conta disso é importante saber onde elas estão previamente.

 

5. Compartilhe informações com a sua equipe

Todo profissional deve manter a sua equipe atualizada sobre os perigos e riscos que ocorrem no ambiente de trabalho, então sempre informe os seus colegas e líderes. 

 

5. Fique sempre alerta

Muitos acidentes acontecem por falta de atenção. Quando alertas de aviso prévio são ignorados ou a falta de percepção ocorre durante o serviço, vidas podem ser perdidas, por conta disso, esteja sempre atento.

 

6. Use todos os equipamentos de segurança necessários

É essencial a utilização correta dos equipamentos de segurança. No caso de espaços confinados, é necessário a análise atmosférica e em algumas situações o uso de tripés e trava-quedas.

A análise atmosférica inclui o uso de detectores de gás, que possibilita a identificação do que está no ar no local, que podem conter substâncias tóxicas ou inflamáveis. 

Além disso, pode ser necessário o uso de exaustores, insufladores e entre outros equipamentos além dos EPIs para tornar a atividade segura para os colaboradores.

 

A Norma Regulamentadora do trabalho em espaço confinado

Para lidar com o trabalho em espaço confinado de forma segura, devem ser tomadas todas as medidas necessárias da NR-33 (Norma Regulamentadora 33), o que inclui protocolos de prevenção, situações de emergência e capacitação. 

Além disso, segundo a NR-33: “Cabe ao empregador implementar a gestão em segurança e saúde no trabalho em espaços confinados, por medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento para garantir permanentemente ambientes com condições adequadas de trabalho”.

A sua empresa está precisando de equipamentos para ter segurança no trabalho em espaço confinado? Você pode contar com a linha de produtos da Kebos!

Nossa linha de detectores contém diferentes modelos, indo desde detectores de cinco gases simultâneos até mono detector com adaptação. Assim, atende-se às diferentes necessidades de empresas de todo porte e segmento.

Além disso, possuímos a opção de locação de detectores de gás, exaustores e tripés!

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao trabalho em espaço confinado? Não deixe de conhecer o nosso Blog!



 

Conheça a Kebos Equipamentos para Espaços Confinados


 

Fundada no ano de 2009, a KEBOS surgiu para atender demandas de treinamentos e locação de equipamentos na área de Segurança do Trabalho.

 

A Kebos possui segmentos voltados à Locação de Equipamentos para Espaço Confinados e Treinamentos em Segurança do Trabalho.

 

Contemos uma das maiores frotas para locação de detectores de gás do Brasil, assim podendo atender com qualidade qualquer tipo de demanda. 

 

Além de locação de multigases, fazemos locação de exaustores e insufladores de ar, garantindo o serviço e satisfação de nossos clientes.

 

Entre em contato agora mesmo: (11) 4582-0207

Contatos

multigas@kebos.com.br

calibracao@kebos.com.br

(11) 4582-0207

(11) 98406-3418 Locação e Venda

(11) 97802-0485 Calibração

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 17h45

Endereço

Rua Belo Horizonte, 27

Maria Genoveva, CEP: 13203-070

Jundiaí - SP