Skip to content

Como fazer a calibração dos detectores de gás?

Como fazer a calibração dos detectores de gás?

No trabalho em espaço confinado os equipamentos são essenciais para a atividade.

Um dos principais dispositivos utilizados nesse serviço é o detector de gás.

A sua principal função é identificar quais e em qual quantidade os gases estão presentes no ambiente, pois podem expor o colaborador a riscos e perigos para a saúde e até para a integridade da empresa.

Conhecer devidamente a importância e realizar a calibração da forma correta é fundamental para a segurança de todos.

Confira abaixo agora mesmo como você pode fazer a calibração dos seus detectores de gás!

 

Por que manter os detectores de gás calibrados?

 

O detector de gás é um equipamento utilizado para verificar os tipos de gases presentes no ambiente de trabalho, sendo que, principalmente, em espaços confinados, podem expor o colaborador a uma série de gases nocivos à saúde e com risco até de explosões e incêndios.

A falta de calibração faz com que haja erros na identificação. Em alguns casos, existe a chance de não detectar a presença do gás e pôr a vida do profissional em ameaça.

Além disso, a calibração do detector de gás é obrigatória pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NR-33 e NBR-16577.

 

Quando fazer a calibração dos detectores de gás?

 

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 informa no item 7.8.4.3 que a calibração dos detectores de gás deve ser feita no prazo estipulado pelo cliente, o que geralmente é 6 meses.

Além da norma, é extremamente recomendado que essa operação seja realizada também em casos de uso, como por exemplo:

  1. Após quedas, vibrações fortes, choques ou exposição direta a produtos químicos
  2. Após consertos ou trocas de peças
  3. Serem notadas mudanças drásticas nas medidas
  4. Desconfiança do funcionamento do aparelho

Em qualquer desses casos, um laboratório especializado e credenciado deve ser procurado.

Calibração de detectores de gás - profissional verificando informacoes sobre a calibração de equipamento de detecção de gás

 

Onde é feita a calibração dos detectores de gás?

 

A calibração dos detectores de gás deve ser realizada em um laboratório acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação), pois somente nesse local é assegurado que todos os critérios e normas nacionais serão seguidas. A Kebos possui laboratório próprio com todas as certificações necessárias para garantir uma calibração precisa e eficiente.

Além disso, segundo o Guia Técnico da NR-33, a operação deve ser sempre feita por um Organismo de Certificação Credenciado (denominado OCC) pelo Inmetro, sendo assim, um laboratório acreditado (RBC).

 

Como a calibração dos detectores de gás é feita?

 

A operação é realizada em duas etapas e a todo momento é utilizado um detector padrão de referência.

A primeira etapa é chamada de leitura de base. O objetivo é zerar o aparelho, sendo efetuado a medição em um ambiente com o ar completamente limpo.

Na segunda etapa, o dispositivo é colocado em um local com Materiais (gases) de Referência Certificados (MRC), deste modo, é possível identificar se há erros na medição do detector.

Após esses procedimentos, se for apontado algum erro, o laboratório corrige o problema, e então realiza novamente o teste até atingir leituras precisas e exatas.

Deste modo, é garantido que a calibração foi realizada de forma efetiva e seguindo as normas regulamentadoras.

A Kebos é referência nacional em calibração, com a capacidade de realizar em apenas 24 horas com laboratório próprio acreditado!

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao trabalho em espaço confinado e detectores de gás? Confira o nosso Blog!

 

Conheça a Kebos Multigas

Fundada em 2009, a KEBOS surgiu para atender demandas de treinamentos e locação de equipamentos na área de Segurança do Trabalho.

A Kebos possui segmentos voltados à Locação de Equipamentos para Espaço Confinados e Treinamentos em Segurança do Trabalho.

Contemos uma das maiores frotas para locação de detectores de gás do Brasil, assim podendo atender com qualidade qualquer tipo de demanda.

Além de locação de multigases, fazemos locação de exaustores e insufladores de ar, garantindo o serviço e satisfação de nossos clientes.

 

Entre em contato agora mesmo!