Kebos Multigas - Conheça os 3 diferentes tipos de detector de gás
Carregando

Conheça os 3 diferentes tipos de detector de gás

Publicado em: 30/06/2021 Autor/fonte: nProjetos
Conheça os 3 diferentes tipos de detector de gás
Profissional de detecção de gás

Conheça os 3 diferentes tipos de detector de gás

 

Conhecer um equipamento e as diferenças entre os modelos é fundamental para fazer a escolha certa.

No contexto de trabalho em espaço confinado, a utilização do detector de gás é necessária para realizar a análise atmosférica antes de adentrar o local de serviço.

Dependendo dos diferentes tipos de local em que a atividade é realizada, é preciso identificar uma série de gases distintos, exigindo um equipamento apto. 

Quer saber mais sobre a importância do assunto e conhecer os 3 diferentes tipos de detector de gás? Continue lendo abaixo!

 

Por que é importante a detecção de gás no trabalho em espaço confinado? 

 

A detecção de gás nos espaços confinados é essencial para a segurança do colaborador e da empresa. Possibilita que o profissional esteja equipado apropriadamente e que todas as medidas preventivas sejam tomadas, desse modo, diminuindo os riscos à saúde e a integridade da empresa.

Os gases que podem estar presentes nesses ambientes podem expor o funcionário em diferentes perigos, por exemplo:

  1. Nitrogênio, argônio e dióxido de carbono: Asfixiantes

  2. Monóxido de carbono e gás sulfídrico: Tóxicos

  3. Metano, pentano e estireno: Inflamáveis

Por conta desses riscos, a detecção de gás em espaços confinados se torna fundamental antes e durante a atividade. 

 

Quais ambientes são considerados espaços confinados?

 

Basicamente, todos os ambientes de trabalho em que o profissional não possui espaço suficiente para movimentação e lida com ameaças relacionadas às condições atmosféricas, são considerados espaços confinados. Sendo comum perigos à integridade física e ao local, como incêndios e explosões. 

Por exemplo:

  1. Indústria de papel

  2. Serviços de eletricidade, gás, água e esgoto

  3. Tanques químicos

  4. Poços

  5. Indústria naval

De forma geral, praticamente toda indústria de pequeno, médio e grande porte possui ao menos um local considerado espaço confinado.

Conhecendo a importância e quais são os ambientes, vamos conferir agora os 3 tipos de detectores que podem ser utilizados.

 

Os 3 diferentes tipos de detector de gás

 

O detector de gás realiza a identificação de qual é a quantidade de gás no ambiente de forma presencial, não possibilitando de forma remota, ou seja, é necessário que o dispositivo esteja fisicamente no local alvo. 

Existem 3 tipos diferentes:

1. Detector de gás portátil

O portátil possibilita que o colaborador leve consigo todo o tempo da atividade, podendo realizar a medição de exposição durante o trabalho simultaneamente, e também conforme avança pelo o local.

Um ótimo exemplo para esse tipo, é o BW™ Ultra. Esse dispositivo tem a capacidade de detectar até 5 gases simultaneamente, aumentando ainda mais a extensão do monitoramento. Gases detectáveis: O2, H2S, CO, LEL, H2, SO2, CO2, NH3, VOC, CL2, NO2, HCN, NO e CO-H

2. Detector de gás transportável

O transportável possui a capacidade de verificar áreas específicas, caso esteja dentro do permitido, a entrada ao espaço é autorizada. Pode ser facilmente transferida de uma zona para outra.

Um produto referência para esse tipo, é o Honeywell BW™ MicroClip. Esse é o detector de gás mais popular do mundo, sendo o primeiro com uma classificação IP68, proporcionando uma proteção contra a água inigualável — até 45 minutos a uma profundidade de 1,2 m. Detecta 4 gases (CO, O2, LEL E H2S) com operação simples de um botão.

3. Detector de gás fixo

O fixo uma vez posicionado indica os níveis de gases e tem a capacidade de transmitir os dados para um instrumento secundário, possibilitando o monitoramento do ambiente. Podem emitir alarmes, sendo geralmente mais utilizado em plantas industriais e processos de produção.

Um exemplo é o “Detector de Gás Inteligente”. Esse dispositivo é equipado com uma câmera e um sensor para vazamento de gases podendo acessar de forma ao vivo e caso tenha algum vazamento você recebe mensagem em seu celular e uma sirene irá tocar.

 

Quais gases o detector de gás pode identificar? 

É importante ressaltar que entre os modelos que podem ser encontrados em todos os 3 tipos de detectores, é possível ver mono detectores (1 único gás, mas alguns possuem capacidade de adaptação) e multi gases (vários simultaneamente).

Os 7 principais gases que os detectores de gases podem identificar são:

  1. Cl – Cloro

  2. H2S – Sulfato de hidrogênio

  3. CH4 – Metano

  4. CO – Monóxido de carbono

  5. CO2 – Dióxido de carbono

  6. SO2 – Dióxido de enxofre

  7. O2 – Oxigênio

 

Necessitando de equipamento de detecção de gás para a sua empresa? Conheça os produtos da Kebos! Nossa linha de detectores conta com uma série de modelos, podendo atender diferentes necessidades de empresas de todo porte.

Indo desde detectores de cinco gases simultâneos até mono detector com capacidade de adaptação!

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao trabalho em espaço confinado? Não deixe de conhecer o nosso Blog!

Conheça a Kebos Multigas

Fundada em 2009, a KEBOS surgiu para atender demandas de treinamentos e locação de equipamentos na área de Segurança do Trabalho.

A Kebos possui segmentos voltados à Locação de Equipamentos para Espaço Confinados e Treinamentos em Segurança do Trabalho.

Contemos uma das maiores frotas para locação de detectores de gás do Brasil, assim podendo atender com qualidade qualquer tipo de demanda. 

Além de locação de multigases, fazemos locação de exaustores e insufladores de ar, garantindo o serviço e satisfação de nossos clientes.

Entre em contato agora mesmo!

 

Contatos

multigas@kebos.com.br

calibracao@kebos.com.br

(11) 4582-0207

(11) 98406-3418 Locação e Venda

(11) 97802-0485 Calibração

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 17h45

Endereço

Rua Belo Horizonte, 27

Maria Genoveva, CEP: 13203-070

Jundiaí - SP