Kebos Multigas - Detecção de gás em Espaço Confinado: Saiba como funciona
Carregando

Detecção de gás em Espaço Confinado: Saiba como funciona

Publicado em: 05/05/2021 Autor/fonte: nProjetos
Detecção de gás em Espaço Confinado: Saiba como funciona
Detecção de gás para espaço confinado

O trabalho em espaço confinado apresenta uma série de obstáculos para ser enfrentado pelo profissional.

 

O colaborador deve lidar com limitações de espaço, saber utilizar os equipamentos, conhecer os procedimentos de segurança, as ferramentas especiais e todo o risco que a ocupação apresenta.

 

Dentre as atividades em espaço confinado, enfrentar os locais que apresentam níveis elevados de gás no ambiente é um dos mais perigosos, pois trata-se de um perigo invisível. 

 

Este assunto se torna importante, uma vez que quase todas as indústrias de pequeno, médio ou grande porte possuem, ao menos, um tipo de espaço confinado.

 

Conhecer como funciona a detecção desses gases é fundamental para o trabalho em espaço confinado. Quer saber mais sobre o assunto? Confira abaixo agora mesmo!


 

O que é trabalho em espaço confinado?


 

Espaço confinado relaciona ambientes de trabalho em que o profissional tem seus meios de entrada e saída limitados ou qualquer área não projetada para ocupação humana contínua.

 

O ambiente pode apresentar problemas com gases, como falta de oxigênio, gás inflamável ou até tóxicos no ar.

 

Medidas como equipamentos, treinamentos e protocolos de segurança são necessários.

 

Um destes protocolos é a detecção de gás do ambiente.


 

O que fazer antes de iniciar um trabalho em espaço confinado? 


 

Uma análise atmosférica antes e durante o trabalho em espaço confinado é essencial para a segurança dos profissionais, principalmente em locais que podem haver este risco iminente. 

 

Deste modo, é possível tomar ações preventivas, como a eliminação do gás do ambiente ou a adoção de equipamentos de segurança, como por exemplo, máscaras especiais contra o gás específico.

 

Essa análise atmosférica é feita através de um equipamento de detecção de gás, que pode ser encontrado em diferentes modelos. Veja logo abaixo mais sobre o equipamento!


 

Equipamento de detecção de gás


 

O equipamento para detecção de gás pode ser encontrado em diferentes modelos, sendo o mais comum portátil.

 

O detector de gás portátil é o mais utilizado para realizar a análise atmosférica no espaço confinado por conta da sua praticidade de uso.

 

A detecção de gás tanto com equipamentos fixos ou portáteis, podem detectar uma grande gama de gases, como por exemplo:

 

  • Cl – Cloro
  • H2S – Sulfato de hidrogênio
  • CH4 – Metano
  • CO – Monóxido de carbono
  • CO2 – Dióxido de carbono
  • SO2 – Dióxido de enxofre
  • O2 – Oxigênio

 

Os espaços confinados podem apresentar diferentes tipos de perigos com os gases no ambiente que também podem ser detectados com os equipamentos, dentre eles estão:

 

  • Asfixiantes – Nitrogênio, argônio e dióxido de carbono
  • Inflamáveis – Metano, pentano e estireno
  • Tóxicos – Monóxido de carbono e gás sulfídrico


 

A importância da detecção de gás em espaços confinados


 

Realizar a detecção de gás antes de iniciar o trabalho em espaço confinado, é muito importante para determinar ações protetoras e reparadoras.

 

Como exemplo dessas ações, podemos citar: aderir o uso de máscara facial, instalação de um exaustor ou a evacuação imediata do local se for necessário.

 

Neste ponto, é necessário ressaltar a importância da empresa fornecer todos os equipamentos necessários, treinamentos de uso e protocolos de segurança. 

 

A equipe de resgate deve possuir todos os equipamentos de segurança (EPIs e afins) e estar totalmente capacitada para as situações de riscos que envolvem o trabalho em espaço confinado e a detecção de gás. Pois se algo sair do controle, poderá ser necessário uma tarefa de resgate.



 

A lei sobre o trabalho que envolve a detecção de gás

 

Diante dos serviços que envolvem a detecção de gás e o trabalho em espaço confinado, podemos citar a Norma Regulamentadora 15 (NR-15) que refere sobre atividades insalubres, que inclui os agentes químicos presentes no local de trabalho.

 

Também está incluso a NR-33, que cita todas as medidas para o trabalho em espaço confinado de forma geral, inclusive nos locais em que deve ser realizada a detecção de gás.

 

Necessitando de equipamento de detecção de gás para a sua empresa? Conheça os produtos da Kebos!

 

Nossa linha de detectores conta com uma série de modelos, podendo atender diferentes necessidades de empresas de todo porte. Indo desde detectores de cinco gases simultâneos até mono detector com capacidade de adaptação!

 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao trabalho em espaço confinado? Não deixe de conhecer o nosso Blog!


 

Conheça a Kebos Equipamentos para Espaços Confinados


 

Iniciando seus trabalhos no ano de 2009, a KEBOS surgiu para atender demandas de treinamentos e locação de equipamentos na área de Segurança do Trabalho.

 

A Kebos possui segmentos voltados à Locação de Equipamentos para Espaço Confinados e Treinamentos em Segurança do Trabalho.

 

Contemos uma das maiores frotas para locação de detectores de gás do Brasil, assim podendo atender com qualidade qualquer tipo de demanda. 

 

Além de locação de multigases, fazemos locação de exaustores e insufladores de ar, garantindo o serviço e satisfação de nossos clientes.

 

Entre em contato agora mesmo: (11) 4582-0207

Contatos

multigas@kebos.com.br

calibracao@kebos.com.br

(11) 4582-0207

(11) 98406-3418 Locação e Venda

(11) 97802-0485 Calibração

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 17h45

Endereço

Rua Belo Horizonte, 27

Maria Genoveva, CEP: 13203-070

Jundiaí - SP