Kebos Multigas - Espaço Confinado: Conheça os equipamentos utilizados
Carregando

Espaço Confinado: Conheça os equipamentos utilizados

Publicado em: 07/05/2021 Autor/fonte: nProjetos
Espaço Confinado: Conheça os equipamentos utilizados
Os principais equipamentos de um trabalho em um espaço confinado

 

O trabalho em espaço confinado está presente em quase toda indústria de diferentes segmentos, seja de pequeno, médio ou grande porte.

 


Esse tipo de atividade coloca o colaborador diante de uma série de perigos e riscos para a saúde, podendo resultar até mesmo na morte. Deste modo, todos devem estar por dentro desse tema, a fim de garantir a segurança da equipe de sua empresa.

 


Por conta de ser um serviço indispensável na maioria das indústrias e apresentar uma grande dificuldade em exercê-lo, é muito importante que se tenha conhecimento sobre esse assunto.

 


No post de hoje, vamos falar sobre os principais equipamentos utilizados pelo profissional que trabalham em espaço confinado. Confira!

 

O que é trabalho em espaço confinado?

 

Primeiramente, antes de conhecer os equipamentos que o colaborador necessita em serviço, é preciso saber um pouco mais sobre onde e como ele é realizado.

 

O trabalho em espaço confinado é, em resumo, todas as atividades exercidas em ambientes não adequados para ocupação humana contínua, onde o profissional deve enfrentar limitações de espaço e condições atmosféricas desfavoráveis.


Como exemplo de locais em que existem esses tipos de tarefas, podemos citar:

 

  • Indústria de papel e celulose
  • Indústria naval
  • Serviços de gás, eletricidade, água e esgoto
  • Tanques
  • Poços

 

E entre outros.


Sem a utilização de equipamentos e cuidados necessários, há uma chance considerável de acidente, pois o colaborador pode ficar preso, ter uma queda de altura, inalar gás tóxico e outros perigos.

 

Quais os equipamentos utilizados no trabalho em espaço confinado?

 

Diante dessas condições de trabalho que esse serviço apresenta, alguns equipamentos básicos são indispensáveis para aumentar, e muito, a segurança do profissional. Confira abaixo quais são os principais:


1. Detector de gás


São utilizados para a detecção e medir a concentração de gases no ar do ambiente. Com o detector de gás, o colaborador pode se preparar ou evitar a entrada em um local que apresenta substâncias tóxicas, risco de incêndio e/ou baixo nível de oxigênio.


Como exemplo de gases que podem ser detectados, podemos citar:

 

  • O2 – Oxigênio
  • SO2 – Dióxido de enxofre
  • CO2 – Dióxido de carbono
  • CO – Monóxido de carbono
  • CH4 – Metano
  • H2S – Sulfeto de hidrogênio
  • Cl - Cloro

 

Esse equipamento pode ser encontrado em dois modelos diferentes: Fixos e portáteis, sendo o último o mais utilizado. Existem modelos que podem detectar diferentes gases simultaneamente ou até um mono detector de gás especial.


2. Exaustor/Insuflador


Esse é um equipamento de ventilação mecânica. O objetivo com o seu uso é através do insuflamento e/ou exaustão do ar, obter condições de entrada aceitáveis.

 

O insuflador serve para captar o ar externo e mandar para dentro do ambiente que vai ser adentrado. O exaustor realiza o contrário, captando o ar do local indicado e manda para o espaço externo.

 

Pela NBR 16577 (norma publicada pela ABNT em 2017 para determinar a prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção em espaço confinado) todas as atividades desse tipo devem possuir alguma ventilação, exaustão ou uma combinação das duas. 


3. Tripé e monopé para entrada e resgate


São utilizados em conjunto com um sistema de guinchos, resgatadores ou blocos de polias para auxiliar a entrada e saída do profissional ao ambiente. 

 

Esse equipamento permite que o trabalho seja realizado em suspensão no ar no local de risco, realizando o acesso verticalmente (bastante utilizado em poços).Também é comum em situações de resgates, além do uso em terrenos com grandes desníveis.

 

4. Trava-quedas

 

Trava-quedas é um dispositivo mecânico utilizado para evitar quedas em trabalho em altura. É comum a utilização em atividades que envolvem andaimes, cadeiras suspensas, escadas, plataformas ou telhados. 

 

A ferramenta envolve o colaborador e pode ser acoplada diretamente na estrutura, deste modo, em caso de deslize ou falta de atenção, evita a queda do operador.

 

5. Equipamento de proteção individual

 

O equipamento de proteção individual (conhecido também como EPI) é utilizado praticamente em todas as atividades que envolvem materiais numa empresa, principalmente nos setores de logística, produção, fabricação e manutenção, e o trabalho em espaço confinado não fica de fora.

 

Basicamente, o EPI inclui o uso de:

 

  • Calçados de segurança
  • Óculos de proteção
  • Protetor auricular ou abafador
  • Proteção respiratória
  • Vestimentas
  • Capacete
  • Luvas
  • Protetor facial

 

É importante lembrar que, dependendo do setor e da situação, não é necessário o uso de todos os equipamentos de segurança ao mesmo tempo.
Além de todos esses utensílios, é essencial que estejam em harmonia com os treinamentos e com as medidas que a norma regulamentadora exige para esse tipo de serviço.

 

Qual a norma que determina o trabalho em espaço confinado?

 

A NR-33 (Norma Regulamentadora 33) estabelece todas as medidas que devem ser tomadas nas atividades realizadas em qualquer espaço confinado.

 

  • Dentre essas medidas, está incluso:
  • Capacitação
  • Medidas para situações de emergências
  • Medidas administrativas
  • Medidas de prevenção
  • Medidas pessoais

 

Todo colaborador que realiza operações em espaço confinado, deve estar devidamente treinado dentro da NR-33.

 

O treinamento possui carga horária mínima de 16 horas. Necessita-se que seja realizado por todo trabalhador, vigia e supervisor de entrada, além de ser necessário a autorização através da liberação denominada PET – Permissão de Entrada em Trabalho de Espaço Confinado.

 

Conclusão

 

Percebendo toda a importância e dificuldade que o trabalho em espaço confinado apresenta para o colaborador, é necessário compreender que para a segurança é preciso diversos equipamentos.

 


Negligenciar isso pode pôr em risco até mesmo a vida do profissional.Também por conta desse motivo, é determinado que seja feito todo o treinamento e capacitação.
Todas as medidas, treinamentos e equipamentos, são com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores, evitando acidentes ou danos materiais.

 

Possuir o conhecimento e a capacitação é fundamental para atingir esse objetivo. A dica de ouro para as empresas que possuem serviço em espaço confinado é: não poupar esforços e recursos para garantir a segurança, pois uma vida não tem preço.

 

O seu empreendimento está precisando de equipamentos para trabalho em espaço confinado? Você pode contar com a linha de produtos da Kebos!

 

Nossa linha de detectores contém vários modelos, indo desde detectores de cinco gases simultâneos até mono detector com adaptação. Assim, atende-se às diferentes necessidades de empresas de todo porte e segmento.

 

Você também pode contar com os nossos serviços para manter os seus detectores de gases calibrados, garantindo ainda mais a segurança de sua equipe. Além disso, possuímos a opção de locação de detectores de gás, exaustores e tripés!

 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao trabalho em espaço confinado? Não deixe de conhecer o nosso Blog!

 


Conheça a Kebos Equipamentos para Espaços Confinados

 

 
Fundada no ano de 2009, a KEBOS surgiu para atender demandas de treinamentos e locação de equipamentos na área de Segurança do Trabalho.

 

A Kebos possui segmentos voltados à Locação de Equipamentos para Espaço Confinados e Treinamentos em Segurança do Trabalho.


Contemos uma das maiores frotas para locação de detectores de gás do Brasil, assim podendo atender com qualidade qualquer tipo de demanda. 


Além de locação de multigases, fazemos locação de exaustores e insufladores de ar, garantindo o serviço e satisfação de nossos clientes.
 
Entre em contato agora mesmo: (11) 4582-0207
 

Contatos

multigas@kebos.com.br

calibracao@kebos.com.br

(11) 4582-0207

(11) 98406-3418 Locação e Venda

(11) 97802-0485 Calibração

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 17h45

Endereço

Rua Belo Horizonte, 27

Maria Genoveva, CEP: 13203-070

Jundiaí - SP