Kebos Multigas - O que é Trabalho em Espaço Confinado?
Carregando

O que é Trabalho em Espaço Confinado?

Publicado em: 05/05/2021 Autor/fonte: nProjetos
O que é Trabalho em Espaço Confinado?
Trabalho em espaço confinado

Espaço confinado, geralmente, é qualquer área não projetada para ocupação humana contínua e que possua meios limitados de entrada e saída. Sua ventilação existente é insuficiente para remoção de possíveis contaminantes no qual podem ter deficiência de oxigênio.

 

Conhecer o trabalho em espaço confinado, assim como os diferentes tipos de serviços, é muito importante para que possam ser estabelecidas normas e os métodos de serviço. Deste modo, garante-se a eficácia da atividade realizada e a segurança dos colaboradores evitando acidentes com vítimas ou danos materiais. 

 

Esse tipo de atividade apresenta uma série de riscos e perigos para o profissional, principalmente os voltados às condições atmosféricas, como a falta de oxigênio. Todos os funcionários, gestores e contratantes se importam com a segurança e as condições de trabalho dentro de sua empresa.

 

Para ajudar a esclarecer, leia abaixo o que é o trabalho em espaço confinado e fique por dentro do que os trabalhadores desse serviço enfrentam todos os dias. Confira!

 

Quais os tipos de trabalho em espaço confinado?

 

O serviço em espaço confinado abrange diversos segmentos diferentes, estando presentes em várias atividades da Indústria da Construção Civil e Agronegócios, sendo mais comum nas áreas de Obras e Manutenções. 

 

Vejamos abaixo alguns exemplos de trabalho em espaço confinado para ilustrar melhor:
 

1. Indústria de papel e celulose:

 

Nesse segmento, os espaços confinados estão presentes em caixas de inspeção, isto é, a parte que realiza a drenagem de água e esgoto. Desta maneira, pode estar presente em todos os setores da indústria.  

 

Nessas caixas, existe o risco iminente de falta de oxigênio, o qual, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que há apenas 20,9% em relação ao nível normal da atmosfera. Além disso, há o risco de queda do oxigênio durante os serviços no espaço confinado, podendo chegar a zero.

 

2. Indústria naval e operações marítimas: 

 

Nos navios, os espaços confinados estão presentes em diversos setores, podendo destacar: tanques, cascos e porões. 

 

Nesses locais, existe a presença de perigos significativos, exemplificando o risco de explosão, o qual consegue ser controlado com adição de controles de atmosferas. Nesse caso, em especial, o LEL é ideal.

3. Serviços de gás, eletricidade, água e esgoto: 

 

Em sistemas de obras e manutenções de esgoto, as estruturas presentes são ambientes insalubres devido à decomposição de matéria orgânica, a qual perpetua vetores de doenças e gases tóxicos e inflamáveis.

 

 O gás mais comum e letal que se encontra nesse local é o H2S. Sua monitoração ocorre através de detectores de gás.

 

4. Caixas de armazenamento: 

 

Muitas indústrias utilizam grandes caixas de armazenamento, seja para matérias-primas, produtos ou equipamentos. Um funcionário coletando ou realizando serviços nessas caixas coletoras, poderá correr sérios riscos de saúde em virtude da baixa oxigenação deste ambiente.

 

5. Tanques: 

 

Um dos mais comuns de se ver, o trabalho em tanques é considerado em espaço confinado quando há necessidade de limpeza ou manutenção. Todas as medidas de segurança devem ser tomadas antes de adentrar a esse local, mesmo que o tanque nunca tenha sido utilizado.


 

6. Túneis: 


 

Os túneis também são considerados como espaços confinados independente de sua construção e diâmetro.

 

Na sua construção, utilizam-se explosivos que, quando detonados, torna-se necessário o uso de detectores de gás para a liberação para usufruto dos colaboradores e maquinários em geral.


 

7. Poços e Cisternas: 

 

Esse local muitas vezes não é considerado espaço confinado, o que é um erro, pois mesmo que dentro do poço o colaborador possua espaço para se locomover, ele ainda pode ficar preso, enfrentando uma série de riscos à saúde. 

 

Qual a norma que estabelece o trabalho em espaço confinado?

 

A Norma Regulamentadora 33 (NR-33) determina todas as medidas necessárias do trabalho realizado em espaço confinado:

 

  • Medidas de prevenção
  • Medidas administrativas
  • Medidas pessoais
  • Medidas para situações de emergências 
  • Capacitação (treinamento, ferramentas e equipamentos de segurança)

 

Toda pessoa que for realizar um serviço em espaço confinado, deverá receber treinamentos da NR 33.

 

Esse treinamento possui carga horária específica entre o trabalhador vigia e o supervisor de espaço confinado, além de possuir autorização através de uma liberação denominada PET – Permissão de Entrada em Trabalho de Espaço Confinado.

 

Sendo assim, com todas estas medidas, tornamos as atividades de espaços confinados mais seguras, evitando acidentes com vítimas ou danos materiais. 

 

Ter ciência e capacitação é fundamental para esse tipo de tarefa. Afinal, devemos sempre estar preparados para tomar todas as medidas necessárias.

 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao trabalho em espaço confinado? Conheça o nosso Blog!

 

Conheça a Kebos Equipamentos para Espaços Confinados

 

Iniciando seus trabalhos no ano de 2009, a KEBOS surgiu para atender demandas de treinamentos e locação de equipamentos especiais na área de Segurança do Trabalho.

 

A KEBOS possui segmentos voltados à Locação e Calibração de Equipamentos para Espaço Confinados e Treinamentos em Segurança do Trabalho.

 

Possuímos uma das maiores frotas para locação de detectores de gás do Brasil, atendendo, assim, com qualidade qualquer tipo de demanda. 

 

Além disso, também realizamos locação de exaustores e insufladores de ar, garantindo o serviço e satisfação de nossos clientes.

 

Entre em contato agora mesmo: (11) 4582-0207

Contatos

multigas@kebos.com.br

calibracao@kebos.com.br

(11) 4582-0207

(11) 98406-3418 Locação e Venda

(11) 97802-0485 Calibração

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h00 às 17h45

Endereço

Rua Belo Horizonte, 27

Maria Genoveva, CEP: 13203-070

Jundiaí - SP