Skip to content

Como é feita a medição de gases em espaço confinado?

Como é feita a medição de gases em espaço confinado?

O trabalho em espaço confinado apresenta uma série de perigos e riscos diferentes não só para o profissional, mas para toda a empresa.

Esse tipo de trabalho está presente em, praticamente, toda indústria de pequeno, médio e grande porte, tornando- se assim um assunto muito importante.

Uma das principais atividades desse ramo é a detecção de gás.

Através dessa ação, os resultados da medição de gás são utilizados para controlar o ambiente, mantendo sempre em proteção.

Entender como é feita a medição de gases em espaço confinado é essencial para a segurança de todos os colaboradores e da empresa.

Uma vez que, os gases presentes nas indústrias podem ser tóxicos para a saúde ou causar incêndios e até explosões.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

 

Como é feita a medição de gases?

A medição de gases só pode ser feita através de dispositivos feitos para essa função.

Estamos falando do detector de gás.

A medição pode ser realizada de duas maneiras dependendo do modelo do equipamento: Difusão e amostragem.

No primeiro, o dispositivo deve estar presente no ambiente a ser medido. No segundo, uma mangueira com bomba de sucção que está acoplada no aparelho permite que o colaborador realize a medição fora do local.

Obtendo os resultados, o equipamento indica qual gás e em quais níveis ele está naquele momento.

Desta forma, permite-se que o profissional tome ações reparadoras e protetoras para lidar com o ambiente.

 

Medição de gases - funcionário com seu equipamento de medição

Medição de gases em espaço confinado

Por conta de os trabalhos em espaço confinado poderem apresentar mais riscos, a detecção de gás tende a ser feita de maneira mais frequente.

Nas atividades de realização de serviço de gás, eletricidade, água e esgoto, a medição dos gases deve ser realizada de forma contínua, a fim de gerar o monitoramento do ambiente.

Nessa situação, o colaborador pode acoplar o dispositivo em sua vestimenta ou fixá-lo em uma superfície.

Nas operações em tanques, por exemplo, o ideal é que seja realizada a medição de gases antes da entrada, para assim o profissional já estar com os equipamentos adequados para lidar com o gás.

 

O que fazer após realizar a medição de gases?

A leitura correta dos gases presentes no espaço, seja antes ou durante a atividade, permite que o profissional tome ações reparadoras e protetoras, tais como: adoção de uma máscara facial, utilização de exaustores/insufladores de ar e até a evacuação imediata da empresa se for necessário.

Em casos em que o ambiente não apresenta riscos, a operação pode continuar normalmente.

Neste ponto, é importante ressaltar que de acordo com a Norma Regulamentadora 33 (NR-33) que dita as diretrizes do trabalho em espaço confinado, é responsabilidade do empregador implementar a gestão em segurança e saúde na atividade, de modo que garanta as condições adequadas de trabalho no ambiente.

 

Deseja adquirir detectores para a medição de gases? Conheça os produtos da Kebos!

Você pode obter através da loja ou dos serviços de locação.

Contamos com uma das maiores frotas do país, além de laboratório acreditado próprio para a calibração dos seus dispositivos!

Somos uma empresa completa para te atender!

 

Conheça a Kebos Multigas

Fundada em 2009, a KEBOS surgiu para atender demandas de treinamentos e locação de equipamentos na área de Segurança do Trabalho.

A Kebos possui segmentos voltados à Locação de Equipamentos para Espaço Confinados e Treinamentos em Segurança do Trabalho.

Contemos uma das maiores frotas para locação de detectores de gás do Brasil, assim podendo atender com qualidade qualquer tipo de demanda.

Além de locação de multigases, fazemos locação de exaustores e insufladores de ar, garantindo o serviço e satisfação de nossos clientes.

Entre em contato agora mesmo: (11) 4582-0207