Skip to content

Quais os perigos do trabalho em Espaço Confinado?

Quais os perigos do trabalho em Espaço Confinado?

O trabalho em espaço confinado é uma atividade que pode ser encontrada em quase toda indústria de todo segmento, seja de pequeno, médio ou grande porte.

O serviço coloca o colaborador em uma série de riscos e perigos, podendo causar danos irreversíveis para a saúde, até mesmo a morte.

Por conta disso, todos devem conhecer as dificuldades que o profissional enfrenta, assim, permitindo exercer todas as medidas de segurança e disponibilizar todos os equipamentos necessários.

No post de hoje, vamos falar sobre os perigos que o trabalho em espaço confinado apresenta. Confira!

 

O que é trabalho em espaço confinado?

Antes de conhecer os perigos, devemos saber os locais em que serão encontrados, para assim poder se preparar devidamente para cada tipo de situação.

O trabalho em espaço confinado é, basicamente, todas as atividades em ambientes não adequados totalmente para a realização do serviço, os quais o colaborador deve lidar com limitações de movimento e condições atmosféricas que apresentam riscos à sua saúde e/ou ao local, como explosões.

Confira abaixo exemplos de localidades que expõe o profissional a esse tipo de tarefa:

  1. Áreas de serviço de gás, eletricidade, água e esgoto.
  2. Tanques de armazenamento químicos ou outros fluidos.
  3. Poços e Cisternas
  4. Túneis
  5. Grandes caixas de depósito

E entre outros locais.

Realizar essa atividade nesses espaços coloca o trabalhador diante de diferentes perigos nocivos à saúde e até mesmo para a infraestrutura da empresa.

 

riscos em espaço confinado - operário verificando níveis de gás

 

Quais são os riscos e perigos durante o trabalho em espaço confinado?

Perante aos ambientes e as atividades que devem ser realizadas nesse tipo de serviço, os principais perigos são:

  1. Perigo de queda
  2. Risco de ficar preso
  3. Riscos atmosféricos

 

Perigo de queda

Diversos locais podem gerar o perigo de queda, principalmente os trabalhos em caixas d’águas em que o profissional deve operar em suspensão no ar.

Esse perigo também é encontrado em serviços de eletricidade, onde é comum que seja necessário estar em grandes alturas para chegar até o ponto de execução da atividade.

Risco de ficar preso

O risco de ficar preso é comum nos ambientes em que o colaborador possui pouco espaço para se locomover, mas também pode ser encontrado nas localidades que podem desmoronar, como na construção de túneis.

 

Riscos por conta dos gases

Os gases que podem ser encontrados no trabalho em espaço confinado apresentam diferentes tipos de perigos.

É possível se deparar com locais com níveis de oxigênio não adequados, podendo ser muito baixos, dificultando a respiração, ou muito altos, gerando risco de explosão.

Confira abaixo os tipos de gases e alguns exemplos que podem haver nesse serviço:

  1. Tóxicos: Monóxido de carbono e gás sulfídrico
  2. Inflamáveis: Metano, pentano e estireno
  3. Asfixiantes simples: Nitrogênio, argônio e dióxido de carbono

Ao conhecer quais os perigos e riscos que podem ser encontrados, permite-se que medidas e equipamentos de segurança sejam aplicados para cada situação determinada.

 

Como lidar com os perigos do trabalho em espaço confinado?

Para lidar com os perigos e riscos devem ser tomadas todas as medidas de segurança necessárias da NR-33 (Norma Regulamentadora 33), o que inclui protocolos de prevenção, situações de emergência e capacitação.

Além disso, é necessário utilizar todos os equipamentos, que vão desde detectores de gás, tripés, ar mandado, etc…

O seu empreendimento está precisando de equipamentos para lidar com os perigos do trabalho em espaço confinado? Você pode contar com a linha de produtos da Kebos!

Nossa linha de detectores contém vários modelos, indo desde detectores de cinco gases simultâneos até monogás detector para gases especiais. Assim, atende-se às diferentes necessidades de empresas de todo porte e segmento.

Além disso, possuímos a opção de locação de detectores de gás, exaustores e tripés!

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao trabalho em espaço confinado? Não deixe de conhecer o nosso Blog!

 

Conheça a Kebos Equipamentos para Espaços Confinados

Fundada no ano de 2009, a KEBOS surgiu para atender demandas de treinamentos e locação de equipamentos na área de Segurança do Trabalho.

A Kebos possui segmentos voltados à Locação de Equipamentos para Espaço Confinados e Treinamentos em Segurança do Trabalho.

Contemos uma das maiores frotas para locação de detectores de gás do Brasil, assim podendo atender com qualidade qualquer tipo de demanda.

Além de locação de multigases, fazemos locação de exaustores e insufladores de ar, garantindo o serviço e satisfação de nossos clientes.

Entre em contato agora mesmo: (11) 4582-0207